As crianças voltaram à escola e muitos pais têm dificuldade para acordar os filhos nos primeiros dias de aulas. Quando crescemos temos hábitos regulares, como acordar, ir à escola, trabalhar, almoçar, tomar banho, etc. Com a criança também é assim, desde quando ela nasce é importante determinar horários e regras em seu dia-a-dia, para que ela possa assim adequar-se ao seu relógio biológico.
Impor limites à criança no período noturno é uma receita fundamental para que ela durma no horário certo. Em recente entrevista no programa Mais Você, o médico neuropediatra Rubens Wajnsztejn, falou sobre a importância de ter uma rotina noturna para que a criança saiba qual é o momento de ir dormir.
Isso significa que atividades costumeiras do seu filho à noite, como internet e videogame, devem ter horários pré-estabelecidos de uso, pois são atividades “intensas”, já que requerem muita atenção e acabam por “energizar” as crianças e consequentemente dificultam a chegada do sono.
Os especialistas recomendam que as atividades “intensas” sejam substituídas por outras mais leves, que estimulem o sono, como a leitura e a música. Essa rotina diária implicará na absorção por parte da criança de que a noite é hora de tranqüilidade, e consequentemente o período de descanso. É importante que a criança identifique dessa forma: eu vou comer, brincar um pouquinho, depois tem o banho e o momento da cama.
A qualidade de sono da criança é importante, porque é na infância que ocorre 90% da síntese do hormônio do crescimento, principalmente na fase do sono mais profundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O que achou do nosso post? Comente ou envie-nos uma sugestão.