terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

A chuva e a vontade de dormir

Quem nunca quis ficar na cama numa manhã chuvosa? Constantemente nos acostumamos a achar que somos dominados pela preguiça quando passamos mais tempo na cama quando chove, mas segundo o médico Luis Vicente Franco Oliveira, Coordenador do Laboratório do Sono da Universidade Nove de Julho - UNINOVE, esta é mais uma das adaptações do nosso corpo às mudanças climáticas. "Como o metabolismo fica menos acelerado e o período de sol diminui, nosso organismo acaba ficando satisfeito quando dormimos mais", afirma. "Mas a necessidade de sono, em si, não chega a aumentar. O que aumenta é o nosso conforto quando podemos ficar mais tempo na cama", diz.

Quando está frio, dormimos um pouco mais devido à temperatura mais baixa. O metabolismo fica menos acelerado, ficamos mais quietos, mais agasalhados e buscamos lugares mais protegidos e confortáveis. Além disso, como nos dias chuvosos a incidência de luminosidade é menor, acaba a nos induzir um pouco mais ao sono. 

Apesar de nosso metabolismo ficar mais lento, o frio também pode impedir uma boa noite de sono, por isso é importante estar devidamente agasalhado. Roupas feitas de flanela e outros materiais que auxiliam na manutenção do calor no corpo são ótimas opções para quem deseja dormir ouvindo o barulho de chuva na janela. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou do nosso post? Comente ou envie-nos uma sugestão.