O sono é um processo importante para a nossa saúde. Demos algumas dicas aqui no blog e em nosso Twitter para ter um sono reparador, mas existem algumas doenças que atrapalham o sono e precisam ser combatidas para evitar problemas ainda maiores para a saúde.
Os distúrbios mais comuns entre os adultos são a insônia, o ronco e a apnéia; e entre as crianças são o ranger de dentes ou bruxismo, o sonambulismo, o ronco e a apnéia.
Insônia
Quando falamos em insônia, nos vem à cabeça a imagem de uma pessoa que não consegue dormir, mas o tipo mais comum de insônia é aquele em que a pessoa consegue dormir, mas acorda mais cansada do que quando se deitou. O outro tipo mais comum é o que a pessoa acorda durante a madrugada e não consegue voltar a dormir.
A insônia pode ser causada por diversos fatores, mas a sua ocorrência está sempre ligada a distúrbios nos neurotransmissores que coordenam o sono. Esses distúrbios são os mesmos que causam a depressão, por isso a maioria das pessoas que sofrem de insônia tem depressão.
Ronco
Em adultos, o ronco acontece devido à flacidez na garganta, que pode ser uma herança genética ou provocada pelo cigarro e pela bebida. Com o sono, há um relaxamento muscular que provoca contato das paredes da garganta, gerando vibração e o ruído característico.
Nas crianças, o ronco pode ser causado por uma gripe ou quando ela está muito cansada. Nesses casos, o ronco não é motivo de preocupação. Caso o problema persista por mais de quatro vezes por semana, procure um médico pediatra, pois o problema pode estar acontecendo devido a uma hipertrofia adenoide e amígdala, o que prejudica a passagem do ar.
Apnéia
A apnéia são pequenas interrupções na respiração durante o sono. Essas interrupções têm geralmente 10 segundos e tornam-se perigosas quando acontecem mais de 30 vezes por noite.
Os principais indícios de que a pessoa está sofrendo de apnéia são olheiras, respirar pela boca, durante o dia, mostrar-se cansado aparentemente sem motivo, ficar desconcentrado e ter alterações de humor.
Bruxismo
Também chamado de ranger de dentes, o Bruxismo é o ato involuntário de ranger os dentes durante o sono. É um mecanismo de liberação de tensão de caráter emocional.
O ranger de dentes causa o desgaste dos dentes, podendo chegar a causar infecções na gengiva. Além disso, o distúrbio prejudica o ciclo do sono e causa sintomas como dores na face, no pescoço e na cabeça.
Além de acompanhamento psicológico, visto que o distúrbio tem fundo emocional, é importante procurar um ortodontista, que avaliará se é necessário adotar o uso de placas de acrílico ou aparelhos que protegem a arcada dentária e relaxam a boca.
Sonambulismo
O sonambulismo acontece com mais frequência durante a infância, pois é um dos problemas ligados ao amadurecimento do cérebro. Os pais devem apenas cuidar da proteção da criança para que ela não se machuque quando se levantar durante o sono. Caso exista algum risco para o bem-estar da criança, procure um médico, que pode receitar medicamentos da classe dos benzodiazepínicos, que agem nos neurônios, para estabilizar o sono.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O que achou do nosso post? Comente ou envie-nos uma sugestão.