segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

A necessidade de um sono reparador

Uma boa noite de sono faz toda a diferença na nossa disposição para enfrentar o dia. A vida atribulada faz com que muitas pessoas não tenham um sono tranquilo. Dormir bem é essencial para a saúde, além de melhorar na execução das atividades diárias, pois estudos advertem que a falta de sono pode reduzir a capacidade criativa em 30%.

Dormir é uma tarefa muito específica, cada pessoa tem uma necessidade. Cerca de 2% das pessoas, necessitam apenas de cinco a seis horas por noite. Já outros necessitam passar de dez a onze horas na cama para terem um sono reparador. A maior parte da população está nesse intervalo, ou seja, necessitam de oito horas diárias de sono.

Quando uma pessoa não descansa o suficiente, o corpo cobra as noites mal dormidas. Por isso, nada de acumular sono para depois! Uma pessoa que passa 20 horas seguidas acordada apresenta o mesmo desempenho, em relação ao tempo de reação, de alguém com um nível de 0,08% de álcool no sangue. Dessa forma, quem não dorme uma quantidade de horas suficientes pode estar pondo em risco a sua saúde, caso exerça alguma atividade que exija muito da sua atenção.

A falta de repouso adequado também traz efeitos como cansaço, sonolência durante o dia, irritabilidade, dor de cabeça, falta de memória e até redução da libido. Além disso, dormir pouco também engorda, pois quem costuma dormir menos produz mais hormônios que induzem a fome. 

O sono é um processo vital para a saúde e dele depende o equilíbrio psíquico, neurológico e hormonal. Dormir bem, com qualidade, tranquilo e sem interrupções é uma necessidade do corpo, então procure diminuir o ritmo diário e dormir às horas necessárias que seu corpo pede.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou do nosso post? Comente ou envie-nos uma sugestão.